Castelo Eldorado O castelo, na verdade uma luxuosa construção edificada pela família Stalk durante a II Guerra Mundial entre 1932-1947. casteloeldorado@hotmail.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A história do Castelo Eldorado

A história do Castelo

















AQUI COMEÇA SUA HISTÓRIA

João Plath nasceu aos 10 dias do mês de junho do ano 1896 em Berlim, Alemanha. Filho de Alberto Plath e de Ernestina Plath. Passou sua infância na Alemanha, estudando até os dezesseis anos. Aos 17 anos aventurou-se em um navio sem saber o destino, com uma família estranha (que somente o acompanhou). Até o momento de sua saída da Alemanha no ano de 1914, seus pais possuíam uma fábrica de calçados.
O destino do navio porém seria o Brasil. João Plath chegou ao Rio de Janeiro, mas não se adaptou e seguiu viagem até Paranaguá onde desembarcou sem falar uma letra do idioma brasileiro. Continuou sua aventura subindo a serra do Mar até Curitiba onde trabalhou alguns anos.
Não participando da primeira grande guerra que acontecera na mesma época. Mais tarde foi para a cidade de Rio Negro onde trabalhou na construção de um convento dos Freis Franciscanos.


Em Rio Negro com 24 anos casou-se no dia 05 de fevereiro de 1921, com Francisca H. Plath e deste amor nasceu 12 filhos, Alfeu(falecido e sepultado em Marilândia do Sul) João Luiz ,Cecília ( falecida e sepultada Rio Negro Pr ),Francisco, Antonio, Osvaldo, Ambrósio e José nascidos em Rio Negro Paraná.
Recebendo uma oferta de trabalho do amigo Henrique Stalk (proprietário do Castelo Eldorado), veio para o norte do Paraná em 1938, instalando-se na antiga República do Eldorado.
Trabalhando em serrarias, olarias, fábricas de caixas e ajudando na construção da mansão denominada "Castelo Eldorado ". Nesta época nasceram outros quatro filhos: Carlos, Walter, Elizabete, Matias e também duas filhas do 2º casamento . Até o momento 12 dos filhos estão vivos. Seus netos totalizam em 66 vivos e 4 mortos .E no ano de 1953 fica viúvo aos 57 anos.
Através do certificado que pôr decreto do Sr. Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil , de 08 de janeiro de 1965, foi concedida a sua naturalização .
João Plath faleceu no dia 20 de fevereiro de 1980, com 83 anos no distrito de São José e sepultado no cemitério do município de Marilândia do Sul.



7 comentários:

Rosana disse...

Sou Tataraneta de Henrique, e hoje estão vivos apenas 2 filhos e alguns netos, 5 ou 6 no máximo, alem desse castelo existe mais um em uma cidade chamada campo do tenente - PR, (fundada por Henrique) Sua visitação não é permitida, e lá mora um dos netos de Henrique Stalk, e que com toda certeza é uma construção incomparável, melhor ainda do que o Castelo Eldorado.

LUIZ MARENDAZ disse...

Olá Rosana,tudo bem?
Moro em Londrina/Pr,sou um admirador desse magnífico castelo,gotaria de saber quem é o proprietario vocês ou o Município de Marilandia do Sul?
Grato
Luiz

Marques disse...

Cris: oi pessoal!!! Fomos ao Castelo Eldorado no dia 20/02/2012... que decepçao... o lugar tá abandonado... nem o castelo foi aberto para visita-lo... as repressas nao tem peixes, os chales estao caindo aos pedaços, sem contar a falta de higiene do lugar. Deu uma tristeza tao gde ver o castelo, do lado de fora e claro, com um monte de vidros quebrados, todo jogado as traças. Foi intediante... foi a nossa pior escolha. O que ainda valeu a pena ver foi a cachoeira que tbem nao esta lá estas coisas, mas tem um queda maravilhosa. Estao precisando colcar um administrador de visao naquele lugar, que queira realmente que aquele ambiente volte a ser frequentado e que trate os visitantes com respeito e humildade. Se posso dar um conselho... nao percam tempo em ir ate la... nao vale a pena...

Andressa disse...

Apesar do descaso e do abandono o Castelo continua sendo encantador. Vale a pena sim visitá-lo ;D

Unknown disse...

nasci em California, perto de marilandia, o castelo era tudo pra mim...suas historias, tive o previlegio de entrar no castelo , e o ambiente e magico...as escadarias .....tudo ali....na epoca eu tinha uns 16 anos...e pensava quando eu tiver uma filha adoraria que sua festa de 15 anos fosse aqui, infelizmente nao teve como, pois mudei para os EUA, tenho quatro filhas e quem sabe ainda realizo o sonho de debutar uma filha no el dorado.....

Unknown disse...

EU acho lindo demais esse castelo...se me perguntassem se eu moraria lá...n pensaria 2 vezes.Não entendo pq tá abandonado =/

Unknown disse...

Quem é o dono atual do Castelo El dorado ??