Castelo Eldorado O castelo, na verdade uma luxuosa construção edificada pela família Stalk durante a II Guerra Mundial entre 1932-1947. casteloeldorado@hotmail.com

quinta-feira, 12 de julho de 2007

GRANDES IDÉIAS




2° GUERRA MUNDIAL


O autor da obra, JOÃO HENRIQUE STALKE JUNIOR, filho de alemães, não economizou: trouxe da Europa o que havia de bom e melhor. Dinheiro não lhe faltava: sua empresa, a Serraria Stalke, chegou a ser a maior do mundo, com produção diária de 580 metros cúbicos de madeira - sobretudo de araucária, árvore que predominava na região. Madeira, aliás, era o que não faltava nos 5.200 alqueires que abrigavam seu empreendimento. O castelo foi construído no meio da floresta que as serras de Stalke Júnior consumiriam. Nascido em Rio Turvo (SC), Stalke falava português com dificuldade e morreu logo após a conclusão do imóvel. Seus descendentes jamais moraram no casarão - que, para todos os efeitos, é chamado de castelo. Com a diminuição da produção madeireira, os herdeiros desfizeram-se da propriedade.


A mansão está como Stahlke a deixou. Fotos de políticos da época, como o interventor Manoel Ribas, Ney Braga, decoram as paredes - a maioria nuas. a propriedade conta com um ar puro, onde o Instituto Ambiental do Paraná constatou a inexistência de monóxido de carbono. A altitude - de 1.008 metros -, associada às matas ciliares e aos 14 lagos do entorno do castelo garante pureza ao ar.



Nenhum comentário: